Zetia
Quais as indicações de Zetia?
Zetia é indicado para a redução do colesterol.
Quais as contraindicações de Zetia?
Zetia está contraindicado para pessoas hipersensíveis a qualquer ingrediente do fármaco.
Quais as reações adversas de Zetia?
Aumento de ALT, dor de cabeça, aumento de AST, mialgia, dor abdominal, fadiga, diarréia, flatulência, mialgia.
Qual a posologia de Zetia?
Zetia deve ser utilizado em conjunto com dieta para redução do colesterol. A dose indicada é de 10 mg, 1 vez por dia.
Zetia 10mg
Zetia 10mg é um medicamento indicado para o tratamento de colesterol alto. Sua prescrição é feita juntamente com dieta específica para resultados mais efetivos.
Como prevenir colesterol alto
Os níveis de colesterol no sangue estão diretamente relacionados à ingestão de alimentos ? especificamente à quantidade de gordura contidas nestes. Gorduras saturadas e de origem animal são as mais prejudiciais. Fatores hereditarios também podem determinar o acúmulo de gordura no sangue em maior ou menor grau.
Existem, no entanto, dois tipos básicos de colesterol e sua concentração no sangue pode trazer consequências distintas quando o assunto é a nossa saúde.
O colesterol conhecido como colesterol bom é o HDL e em concentrações ideiais ele ajuda a eliminar o coleterol ruim, levando-o ao figado para ser metabolizado e eliminado definitivamente do organismo.
O colesterol ruim conhecido por LDL é perigoso e tende a se acumular nas paredes internas de vasos e artérias, comprometendo o fluxo de sangue para os órgãos.
Os cuidados para manter os níveis de colesterol em concentrações ideais passam necessariamente pela alimentação. Confira algumas dicas importantes:
? Consuma principalmente alimentos ricos com fibras, preferencialmente integrais, que ajudam na eliminação das gorduras já durante a digestão.
? Frutas, verduras, legumes, cereais, sementes e grãos integrais também devem ser consumidos.
? Consumir frutos do mar, peixes ricos em ômega 3 e ácidos graxos ajuda muito no combate ao colesterol ruim.
? Frango grelhado, sem pele e azeite de oliva são boas fontes de proteínas e devem ser consumidos no lugar de carnes com muita gordura e frituras.
No combate ao colesterol também é importante consultar regularmente um médico. Os cuidados devem iniciar cedo, a partir dos 20 anos de idade. Indivíduos com tendência genética e histórico de doenças cardíacas na família precisam redobrar os cuidados.
Controle seu peso e siga rigorosamente as orientações médicas. No caso de medicações, como Zetia 10mg, serem prescritas, seguir as orientações complementares e uma dieta adequada é o que define o sucesso do tratamento.
Laboratório
Splough
Referência
Ezetimiba
Apresentação de Zetia
Zetia (ezetimiba) é apres. em compr. de 10 mg em caixas c/ 10 ou 30 compr.
Contra-indicações de Zetia
Hipersensibilidade a qualquer componente desta medicação.
Reações adversas / Efeitos colaterais de Zetia
Estudos clínicos com 8 a 14 semanas de duração, nos quais Zetia (ezetimiba) 10 mg/dia foi administrado isoladamente ou com uma vastatina a 3.366 pacientes, demonstraram que Zetia (ezetimiba), de um modo geral, foi bem tolerado, as reações adversas foram usualmente leves e transitórias, a incidência global das reações adversas relatadas com o uso de Zetia (ezetimiba) foi semelhante àquela relatada com o placebo e a taxa de descontinuação por experiências adversas foi comparável entre Zetia (ezetimiba) e o placebo. A seguir, as experiências adversas comuns relacionadas à medicação (*1/100, <1/10), relatadas em pacientes que estavam tomando Zetia (ezetimiba) isoladamente (n = 1691) ou com uma vastatina (n = 1675): Zetia (ezetimiba) administrado isoladamente: cefaléia; dor abdominal, diarréia. Zetia (ezetimiba) co-administrado com uma vastatina: cefaléia, fadiga; dor abdominal, constipação, diarréia, flatulência, náuseas; aumento de ALT, aumento de AST; mialgia.
Zetia - Posologia
O paciente deve estar sob dieta redutora de lípides adequada e deve continuá-la durante o tratamento com Zetia (ezetimiba). A dose recomendada de Zetia (ezetimiba) é de 10 mg uma vez ao dia, isoladamente ou em associação com uma vastatina. Zetia (ezetimiba) pode ser administrado em qualquer horário do dia, independentemente dos alimentos. Uso em Idosos Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos (veja Farmacocinética em Populações Especiais). Uso em Pacientes Pediátricos Crianças e adolescentes > 10 anos de idade: não é necessário ajuste posológico (veja Farmacocinética em Populações Especiais). Crianças < 10 anos de idade: não há dados clínicos disponíveis, portanto, o tratamento com Zetia (ezetimiba) não é recomendado. Uso na Insuficiência Hepática Não é necessário ajuste posológico para pacientes com insuficiência hepática leve (escore de Child-Pugh de 5 a 6). O tratamento com ezetimiba não é recomendado para pacientes com insuficiência hepática moderada (escore de Child-Pugh de 7 a 9) ou grave (escore de Child-Pugh > 9) (veja PRECAUÇÕES e Farmacocinética em Populações Especiais). Uso na Insuficiência Renal Não é necessário ajuste posológico para pacientes com disfunção renal (veja Farmacocinética em Populações Especiais).